Implementação de sistema low-code usando Oracle Express Application.

Ferramentas: Banco Oracle, Apex, HTML, CSS, JavaScript, PL/SQL, SQL, JasperSoftware

Problema: Uma cooperativa de costureiras tinha dificuldade de administrar entrada e saída de peças e de como organizar pagamentos de forma padronizada, sendo todo controle feito a mão. O mesmo ocorre para confecção de etiquetas.

Solução: Foi desenvolvido um sistema por módulos, tendo: pagamento, estoque, cadastro, dashboards. Usamos Apex por ser uma low-code de fácil aprendizado e que tem uma entrega muita rápida, não deixando de agregar valor.

Pelo fato a aplicação está na camada do banco de dados, a integração entre aplicação e banco fica extremamente veloz. Levando em consideração de ser uma aplicação web fica bem mais fácil o acesso do cliente, em qualquer dispositivo pois o Apex é responsivo. Utilizamos PL/SQL para realizar as tarefas mais pesadas usando a força do próprio banco para não sobrecarregar a aplicação. Sempre optamos por fazer dupla validação, no banco e na aplicação, para trazer mais segurança para os dados de entrada.

Para realizar os relatórios solicitados e impressões de etiqueta, usamos o JasperSoftware, bem conhecido para exercer essa função. Alguns ajuntes tanto nos relatórios como no Apex, foram feitos em HTML, CSS e JavaScript. O low-code apesar de ser um pouco engessado nos permite um mundo de possibilidade fazendo as combinações corretas.

Ponto importante: Utilizar low-code trás uma entrega muito rápida para software de médio e pequeno tamanho, sendo possível começar a realizar entregar no primeiro mês de desenvolvimento, desde que o escopo seja bem definido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima